A Origem do “Inferno” [Sobre o Inferno - 1/11]

O que significa e como se formou o “Inferno” na história judaico-cristã.



Do Sheol ao Infernatus
  
 Veja uma exemplo de como a ideia do inferno é difundida em nossa sociedade.

Depois de ter levado varias pancadas piores, desta vez o Tom não resistiu. O rato Jerry conseguiu matar seu rival e manda-lo para o outro mundo. O “espirito” de Tom (uma espécie de nevoa, meio transparente, na exata forma de seu corpo) deixa o corpo pra trás e põe os pés em uma escada rolante dourada.

A escada sobe até as mais altas nuvens e chega até “Heavenly Express”, a companhia de trem que leva os gatos bonzinhos ao paraíso dos bichanos. O gato-São Pedro-maquinista barra a entrada de Tom, mas dá uma chance ao gato infernal: em menos de uma hora ele deve conseguir que Jerry assine um certificado de perdão, caso não consiga... será enviado ao inferno dos gatos.

Depois de muito tentar, infelizmente, Tom não conseguiu que o rato marrom assinasse o certificado a tempo. A escada desaparece, fim do prazo. O chão se abre e Tom cai em um caldeirão fervente. Um gato vermelho com chifres verdes e um tridente na mão, sorri enquanto vê a vitima sofrer. No final é só um sonho, Tom acorda com a calda chamuscada na lareira da sala, e abraça o rato Jerry extremamente aliviado. 

Esse é o argumento base do episodio “Heavenly Puss” (Bichano Celestial) do desenho Tom e Jerry. Embora seja uma caricatura, essa visão de céu e inferno não é diferente da visão de boa parte dos cristãos, é o que pode ser chamado de “Inferno de Tom & Jerry”. O que muitos não sabem é que entre o enterro do patriarca dos Hebreus pelos seus filhos Isaque e Ismael, e as garfadas no traseiro do gato Tom; o entendimento da vida após a morte no pensamento judaico-cristão passou por um longo desenvolvimento.

Termos traduzidos como inferno em nossas Bíblias; Sheol, Ge Hinnom, Geena, Hades, Tártaro, Infernatus.; tinham um significado e um contexto diferente.

Vou separar as etapas pela Fonte e o tempo em que foram escritas. Cada etapa depende da anterior, portanto recomendo ler uma a uma para o texto fazer sentido.

0 comentários:

Postar um comentário