O Sheol encontra o Hades - [Sobre o Inferno - 5/11]

Hades da Septuaginta

A influencia das conquistas de Alexandre, o Grande, pelo mundo também afetou a Judéia, e a cultura dos filhos de Helen se encontrou com as tradições dos filhos de Abraão. O Helenismo chegou até a Judeia.

            Na biblioteca de Alexandria surgiu a Septuaginta, mais antiga tradução da Bíblia em grego (300 A.C – 100 A.C). A tradução se tornou muito importante, judeus como Flavio Josefo e Filo acreditavam que ela foi inspirada por Deus da mesma forma que o texto em hebraico. Quando os autores do Novo Testamento citam o Antigo, normalmente usam o texto da Septuaginta ao invés do texto em Hebraico.

            A Septuaginta sessenta e quatro vezes traduziu a palavra Sheol para Hades. Alguns termos do Antigo Testamento que sugeriam a ideia de mundo dos mortos, mas não usavam o termo Sheol, também foram traduzidos para Hades (Jo 33:22, 38:17; Pv. 2:18). Está era a forma mais fácil de fazer um grego entender o Sheol, pois o Hades era um mundo dos mortos, diferente do Sheol hebraico, mas era. 

Não é difícil imaginar que isso resultou um certo sincretismo. Quando um grego ou um judeu helenizado lesse a Septuaginta e ao mesmo tempo os textos da mitologia grega; e encontrasse a mesma palavra, Hades, entenderia como um só conceito. Ocorreu praticamente uma fusão entre o Sheol e o Hades.

Sheol e Hades nos Pseudepígrafos

O Livro de Enoque, é mais canônico dos livros pseudepígrafos. Varias copias do livro foram encontradas entre os manuscritos do mar morto, era claramente bem conhecido entre os judeus do período intertestamentário, e existem referencias claras ao Livro de Enoque no Novo Testamento (Judas 14-15; Judas 6; I Pedro 3:19,20). Como veremos, ele também beira a canonicidade por ter tido tamanha influencia no atual conceito de Inferno.

O “Inferno” aparece como a prisão dos Vigilantes, os Anjos que perverteram a humanidade a ponto de gerarem filhos com humanas (Genesis 6:1-4).

“Então, eles serão levados ao mais profundo abismo de fogo em tormentos, e no confinamento eles serão trancados para sempre. Imediatamente após isso, junto com eles, fogo e perecimento; eles estarão confinados até a consumação de muitas gerações. Destrua todas as almas viciadas em prostituição, e a prole dos Vigilantes, porque eles foram tiranos sobre a terra.” – Enoque 10:16-18

No Livro de Enoque possível ver que o Sheol era dividido em três separações

“Naquele tempo portanto eu inqueria a respeito dele, e a respeito do grande julgamento, dizendo, Por que um está separado do outro? Ele respondeu, Três separações foram feitas entre os espíritos dos mortos, e assim os espíritos dos justos foram separados. Ou seja, por um  abismo, pela água, e pela iluminação. E da mesma forma todos os pecadores são separados quando morrem, e são enterrados na terra; o julgamento não os surpreenderá em vida.” – 1 Enoque 22:9-10

“Então eu disse: ‘Qual o proposito da ilha dos abençoados, que está completamente cheia de arvores, e dos vale amaldiçoado no meio delas?’. Então Rafael, um dos anjos santos que estava comigo, me respondeu, e disse para mim: ‘Esse vale amaldiçoado, é para todos os que são amaldiçoados para sempre. Aqui serão ajuntados todo aquele que fala com a boca contra o Senhor – palavras que não são apropriadas, e dizem coisas duras contra Sua Gloria. Aqui eles serão ajuntados, e aqui será o lugar do julgamento deles.’” – Enoque 27:1-2

Dr. Martha Himmelfarb de Princeton sobre o “Inferno” de Enoque

“As associações de fogo com o Ge Hinnom precedem seus desenvolvimento no Inferno. A evidencia mais antiga de crença no Ge Hinnom como um local de punição perpetua é I Enoque 27, parte de uma viagem cósmica no Livro dos Vigilantes. Apesar do Ge Hinnom não ser mencionado, essa parte da viagem reflete a geografia de Jerusalém, e é claro que o ‘vale amaldiçoado’ que Enoque vê não é outro se não o Vale de Hinnom.”

Um livro posterior, Apocalipse de Sofonias, registra duas localizações separadas uma para os justos e outras para os injustos, uma para recompensa e outra para sofrimento. No livro de Sofonias aparece até mesmo o barqueiro do Hades dos gregos.

“Triunfo, prevalece porque você prevaleceu e triunfou sobre o acusador, e você se ergueu do Hades e o abismo. Você irá cruzar sobre a travessia” – Apocalipse de Sofonias 7:9

“Você escapou do abismo e do Hades, você agora irá cruzar sobre  travessia... então ele correu para todos os justos, ou seja, Abraão, Isaque, Jacó, Enoque, Elias e Davi.” – Apocalipse de Sofonias 9:4-5

0 comentários:

Postar um comentário